quinta-feira, 8 de abril de 2010

MASSA MOLECULAR

A massa molecular de uma substância é a massa de uma molécula dessa substância relativa à unidade de massa atômica u (igual a 1/12 da massa do isótopo carbono-12, 12C). Formalmente deve ser chamada massa molecular relativa devido a esta relação. O termo peso molecular (abreviatura: MW, do inglês molecular weight) é também usado para designar esta propriedade, embora tenda a cair em desuso.

Cálculo da massa molecular

O cálculo teórico da massa molecular faz-se somando as massas atômicas dos átomos que formam a matéria. Por exemplo: a massa atômica do hidrogênio é 1,00784 u e do oxigênio é 15,9994 u; portanto, a massa molecular da água, de fórmula H2O, é (2 × 1,00784 u) + 15,9994 u = 18,01508 u. Uma molécula de água tem então 18,01508 u.
A massa molecular pode ser obtida experimentalmente através da espectrometria de massa. Nesta técnica, a massa de uma molécula é geralmente descrita como a massa da molécula formada por apenas os isótopos mais comuns dos átomos constituintes. Isto deve-se ao facto de a técnica ser suficientemente sensível às diferenças entre isótopos, mostrando então diversas espécies. As massas encontram-se listadas numa tabela isotópica específica, ligeiramente diferente dos valores de massa atómica encontrados numa tabela periódica normal. Isto não se aplica a moléculas maiores (como proteínas) em que é usada a massa molecular média (ou seja, com a contribuição dos diferentes isótopos) pois a probabilidade de encontrar diferentes isótopos do mesmo átomo aumenta com o maior número de átomos da molécula.

Relação entre massa molecular e massa molar

A massa molar corresponde à massa de uma mole (mol no Brasil) de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, grupos específicos, partículas, etc). Assim sendo, a massa molar calcula-se como o produto entre massa molecular e a constante de Avogadro. Como a constante de Avogadro corresponde ao número de partículas (neste caso moléculas) existentes em uma mole, na prática, o cálculo da massa molar de uma substância é feita da mesma forma que o cálculo da massa molecular. Assim sendo, o valor numérico é o mesmo, mas a unidade passa a ser gramas por mole (gramas/mol no Brasil) (g/mol). Tomando novamente o exemplo da água:
M(H2O) = (2 × 1,00784 g/mol) + 15,9994 g/mol = 18,01508 g/mol.
Uma mole de água pesa então 18,01508 gramas (ou mais formalmente tem 18,01508 g de massa).

Nenhum comentário: