sábado, 10 de abril de 2010

REAÇÃO QUÍMICA

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

Tipos de reações químicas

Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reação:

Reação de síntese

Em Química, uma reação de síntese é uma reação química em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto, obedecendo à Lei de Conservação das Massas (Lei de Lavoisier). Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição.
Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos, obedecendo a uma relação do tipo aA + bB → xX .!
Exemplos de reações de adição:
2 Mg + O_2 \longrightarrow 2 MgO
2 H_2 + O_2 \longrightarrow 2 H_2O

Reação de análise

Em Química, uma reação de análise ou reação de decomposição é uma reacção onde um reagente dá origem a dois ou mais produtos, obedecendo à relação aA → xX + yY.
Exemplo de reação de decomposição:
2 Cu(NO_3)_2 \longrightarrow 2 CuO + HNO_2
 + O_2
A reação de decomposição pode ser subdividida em pirólise, fotólise ou eletrólise. Exemplos:
Pirólise (calor): CaCO_3 \longrightarrow CaO + 
CO_2
Fotólise (luz): 2H_2O \longrightarrow 2H_2 + 
O_2
Eletrólise (corrente elétrica):H_2O 
\longrightarrow H_2 + 1/2 O_2

Reação de simples troca

Em Química, uma reação de simples troca ou reação de deslocamento ou ainda reação de substituição é uma reação onde há dois reagentes e dois produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto, e entre os produtos há igualmente, um elemento e um composto.
Uma reação de simples troca possui a forma A + BC → B + AC.
Existem dois subtipos diferentes de reações de simples troca:
  • No primeiro tipo, A e B são metais ou elementos com caráter eletropositivo quando ligados e C é um ânion formado por um ametal somente, um semimetal ou ainda ser um ânion mais complexo.
  • No segundo tipo, A e B podem ser ametais ou semimetais e B ser um metal ou elemento com carácter eletropositivo.
O critério para se saber se uma determinada reação de simples troca irá ocorrer é dado em função da reatividade. Em última instância a reatividade, que é a medida da propensão para a ocorrência de uma reacção, depende da variação de Energia de uma reação. Se a reação ocorrer sob pressão constante, como quando ocorre nas reações sob pressão atmosférica, é usual empregar-se a função G ou função de Gibbs. Pode-se determinar a função G eletroquimicamente, e é usual que a análise seja feita em termos do potencial elétrico, dado em volts.
Em textos elementares de química é costume empregar-se uma lista simplificada, onde os elementos são postos em ordem decrescente de reatividade. Segue-se abaixo duas listas de reatividade, uma para cada subtipo de reacção de dupla troca:
  • Para o deslocamento do cátion:
Li Cs Rb K Ba Sr Ca Na Mg Al Mn Be Zn Cr Fe Cd Co Ni Sn Pb H
Sb Bi As Cu Hg Ag Pd Pt Au
  • Para o deslocamento do ânion:
F O Cl Br I S C P H
Nessas duas listas, os elementos que estão mais à esquerda (mais reativos) deslocam os elementos mais à direita (menos reativos)
Um exemplo do primeiro tipo de reação é dado abaixo:
3Cs + AlCl_3 \to 3CsCl + Al
Um exemplo do segundo tipo é o dado a seguir:
 Cl_2 + 2NaI \to 2NaCl + I_2

Reação de dupla troca

Em Química, uma reação de dupla troca ou reação de metátese é uma reação onde há dois reagentes, ambos compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais.
Alguns exemplos são:
NaCl + AgNO_3 \longrightarrow AgCl + 
NaNO_3
FeS + 2HCl \longrightarrow FeCl_2 + H_2S
A própria reação de salificação (ácido+base) é um exemplo de reação de dupla troca:
HCl + NaOH \longrightarrow NaCl + H_2O
Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. A reação de dupla troca ocorre quando AD e/ou CB for
  • menos solúvel
  • eletrólito mais fraco
  • mais volátil
que AB e/ou CD.
Ou ainda, pode-se observar os produtos para verificar se a reação de dupla troca ocorre ou não. Neste caso de observação, a reação de dupla troca ocorre efetivamente se, pelo menos um dos produtos da reação for:
  • base forte
  • água ou peróxido de hidrogênio
  • sal insolúvel
  • ácido volátil

 

Nenhum comentário: