domingo, 11 de abril de 2010

CARGA FORMAL

Carga formal é a carga elétrica de um átomo considerando-se que há uma ligação covalente não polar (entre átomos sem diferença de eletronegatividade).
O seu cálculo pode ser feito através da fórmula:
Carga formal = (número de elétrons de valência no átomo livre) - [(número de pares isolados de elétrons) + \left (\frac{1}{2} \right) X (número de elétrons compartilhados)]

Carga formal = (número total de elétrons de valência no átomo isolado) - (número de elétrons não ligantes) - \left (\frac{1}{2} \right) X (número total de elétrons ligantes)

Estabeleça o número de elétrons de valência que cada átomo livre possui observando o seu grupo na tabela periódica. A seguir, desenhe a estrutura de Lewis mostrando cada par como pontos (não como linha). Então, desenhe uma curva fechada em torno de cada átomo de forma a capturar todos os seus pares isolados de elétrons e mais um electrão de cada ligação. Conte esse número e subtraia este número do número de electrões de valência do átomo livre.

Um comentário:

timewillcome disse...

açao está muito boa, resumida e coerente. Mas, voce poderia ter postado junto, um desenho de como fazer, para ilustrar, porque só lendo, fica muito abstrato o que é carga formal.